segunda-feira, 5 de abril de 2010

POR QUE PARTICIPAR DE LEILÕES DE ARTE?

Editora do seu Guia de Técnicas de Pintura na Internet

"O leilão ocupa uma posição estratégica no mercado de obras-de-arte. Ele é um momento no qual se dá a explicitação/negociação dos vários interlocutores e forças modeladoras desse "campo" (Bourdieu, l974)". 

Modesta para os padrões internacionais, a movimentação nacional em torno dos leilões de arte já desponta como promissora opção para investidores a longo prazo.

Um fenômeno deste mercado é que artistas mais antigos não são tão valorizados, como se as atenções se concentrassem no período compreendido entre o final do século passado e o início deste.

No entanto, se o que você quer mesmo é investir pouco e no decorrer dos anos ver o seu investimento crescer gradativamente a medida que o nome do seu artista preferido se solifica no mercado das artes, a escolha mais certa será aplicar em artistas contemporâneos.

É interessante observar, a título de tranqüilização neste sentido que, um quadro que Van Gogh fez de um dos seus amigos, Portrait of Dr. Gachet, foi vendido no dia 5 de maio de 1990, em um leilão em Nova York, por US$ 82,5 milhões! Se imaginarmos que , em vida, quando contemporâneo, Van Gogh nada ou quase nada vendeu...

Outros artistas muito bem aceitos são Henri Matisse, Claude Monet, Auguste Renoir, Modigliani, Joan Miró e Marc Chagall.

Para que um iniciante se sinta absolutamente seguro nesta sua nova carreira, algumas observações são importantes:
  1. Ir às exposições que antecedem o Leilão de Arte.
  2. Escolher , na visita, a peça que vai arrematar, pois no leilão os lances são rápidos, e você pode comprar algo por impulso.
  3. Tirar, ainda na exposição, todas as dúvidas sobre a precedência e o valor das peças com o Leiloeiro. 
  4. Se possível, fazer uma visita acompanhado de alguém que entenda de arte e que diga quais as melhores peças. 
  5. Ponderar que comprar poucas peças, mas boas, é melhor que muitas peças baratas. 
  6. Avaliar as peças pelo seu valor artístico.

Afinal, "são inúmeras as pessoas que têm alguns quadros bonitos" como antiquários, marchands, comerciantes sem loja, decoradores, em suma, profissionais do ramo, e saber localizar-se nesta comunidade já trará de antemão uma certeza de bons investimentos. Num leilão você se sentirá menos intimidado uma vez que as garantias naturais de procedência e valor das obras apresentadas são oferecidas pela seriedade dos promotores e leiloeiros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem está terminando uma tese ou um livro precisa de revisor de textos

Quem está terminando uma tese ou um livro precisa de revisor de textos
Há mais de dez anos, Keimelion é sinônimo de pontualidade e competência

Postagens populares

Yahoo! Notícias - Arte em Leilão